INAUGURAÇÃO

Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos é inaugurada após modernização

Comandante da Aeronáutica participa da inauguração da Torre de Controle modernizada
Publicada em: 03/04/2023 18:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Ten Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente Alvarez

A empresa NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea realizou, nesta segunda-feira (03/04), a cerimônia de inauguração da Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos (SP). O evento teve como finalidade a apresentação da Torre de Controle modernizada, que fica localizada no maior aeroporto da América do Sul, com um movimento de 830 pousos e decolagens diárias, e um volume de cerca de 50 milhões de passageiros por ano.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da inauguração, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; e do Diretor de Operações da GRU Airport, Admilson Reis da Silva, que foram recebidos pelo Presidente da NAV Brasil, José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho.

Em suas palavras, o Presidente da NAV Brasil falou sobre a importância desse momento. “Foram 10 meses de trabalhos intensos, que tiveram o suporte da equipe técnica da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e permanente apoio da GRU Airport, permitindo uma operação segura a partir da torre provisória, que, mais uma vez, passou a acontecer em paralelo com a torre principal, agora para confirmar a plena operacionalidade de todas as suas funcionalidades e, enfim, reassumir o controle”, finalizou.

A nova torre de controle é uma das mais modernas do país, com equipamentos de última geração, que garantem uma maior segurança e eficiência nas operações aéreas. 

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância da nova torre para o setor aéreo brasileiro. “Hoje, é um dia de grande importância para o Brasil e, especialmente, para o Comando da Aeronáutica. Afinal, esta cerimônia marca não apenas a conclusão bem-sucedida da modernização da Torre de Guarulhos, como também ratifica o quão exitosa e diligente e a atuação da Força Aérea Brasileira no cumprimento de sua missão no controle do espaço aéreo”, disse.

Ainda segundo o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, para manter o padrão operacional, a FAB busca, incessantemente, a otimização dos recursos e das soluções inovadoras. “Com esse espírito empreendedor e compromisso com a inovação, a NAV Brasil tem implementado, administrado e explorado a Infraestrutura Aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea. Assim, a inauguração da nova infraestrutura da torre nada mais é do que o genuíno trabalho de profissionais que respeitam o compromisso. Parabéns a todos que contribuíram para o cumprimento bem-sucedido da missão em prol da segurança da navegação aérea”, concluiu o Oficial-General.

A inauguração da nova Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos é um marco importante para a aviação brasileira e um exemplo de investimento em infraestrutura para o setor.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER